VIGILÂNCIA AÉREA

Força Aérea inaugura novo radar de vigilância aérea em Petrolina (PE)

Até 2024, a Região Nordeste receberá mais um radar secundário de última geração, em Bom Jesus da Lapa (BA)
Publicada em: 01/08/2023 21:22
Imprimir
Fonte: Tenente Fernanda Pereira, DECEA
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) reforçou o sistema de vigilância do espaço aéreo na região Nordeste do País com a inauguração, no dia 28/07, de um novo radar secundário autônomo, no aeroporto de Petrolina Senador Coelho, em Pernambuco (PE). Os radares secundários se comunicam com as aeronaves por meio do transponder, enviando interrogações sobre sua identificação, posição e velocidade, bem como recebendo respostas que permitem aos controladores de tráfego realizarem um monitoramento preciso do espaço aéreo, identificando possíveis voos não autorizados. 

O radar RSM970S NG, de última geração, faz parte de um contrato estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), junto ao consórcio das empresas Omnisys Engenharia e Clemar Engenharia. Ao todo, o Brasil conta com 69 equipamentos similares em operação em todo o território nacional. O acordo prevê, ainda, a instalação de mais um radar, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, em 2024.

“A instalação de mais dois radares secundários na Região Nordeste reforça o compromisso do DECEA com a sua missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, mantendo o aprimoramento contínuo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” afirmou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

O equipamento instalado em Pernambuco é certificado pelo Ministério da Defesa como um Produto Estratégico de Defesa (PED). Foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, habilitada a aplicar em seus contratos o Regime Especial Tributário para Indústria de Defesa (RETID).

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do novo radar, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto;  o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Chefe do Subdepartamento  Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro; o chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; e o Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Coronel Aviador Oscar Vinicius Pisco Rocha da Silva. O presidente da Omnisys, Rodrigo Gonzales Madugno, e o representante da Clemar, José Luiz D’Aquino, também participaram da solenidade.

Fotos: DECEA